Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Notícias separador Campus Bagé do IFSul e Prefeitura Municipal assinam convênio para execução de Projetos na área de Olivicultura

No dia 0Imagem4 de maio o Campus Bagé do IFSul em parceria com a Prefeitura Municipal, dessa cidade, assinaram o convênio que tem como objetivo a cooperação entre as partes convenentes para a execução conjunta do Projeto de Pesquisa Olivicultura na Região de Bagé e do Projeto Olivais do Pampa/Brasil Próximo. Este convênio visa a execução dos projetos citados com participação efetiva dos alunos do Curso de Agropecuária, bem como a formação técnica dos envolvidos através de cursos e simpósios vinculados ao Projeto Olivais do Pampa/Brasil Próximo em nível local, nacional e internacional.

Para o Diretor-geral do Campus Bagé, Idilio Victoria, o instituto vem desenvolvendo um trabalho de interação com a comunidade de Bagé, há quase cinco anos, e a assinatura deste convênio é um momento muito significativo, pois o IFSul tem a responsabilidade de formar cidadãos com habilidades e competências técnicas que se integrem e contribuam para o desenvolvimento da região. “Queremos empreender e cooperar com a região em nível de ensino, pesquisa e extensão, enfocando nos arranjos produtivos locais. Este é um ato de envolvimento gradativo e importante com a comunidade, a qual passa a ter a Olivicultura em sua economia local. Queremos contribuir com a economia de Bagé”, argumentou.

Para o prefeito Dudu Colombo, este é um importante momento, pois é a consolidação da diversificação das matrizes produtivas agroalimentares da região. “Estamos firmando uma importante parceria. Bagé tem um grande potencial para o cultivo de oliveiras, pois apresenta solo e condições climáticas apropriadas, disponibilidade de áreas, mão-de-obra disponível e mercado consumidor interno e externo cada vez maior”, declarou. Segundo Dudu, este é um quadro promissor e o Campus Bagé do IFSul veio qualificar o processo com o seu conhecimento.

Também estiveram presentes no ato, o Pró-reitor adjunto de Ensino, Jair Junco Araújo representando o Reitor do Instituto, Antônio Carlos Barum Brod; a orientadora do projeto Olivicultura na região de Bagé, Engenheira Agrônoma do Campus Bagé,  Dra. Mônica Peters; o Coordenador de Assuntos Estratégicos do Campus Leandro Camargo; o Engenheiro Agrônomo consultor do projeto Olivais do Pampa/Brasil Próximo Dr. Vagner Brasil Costa; o Engenheiro Agrônomo da SMDET, Marcelo Perrone Ricalde; a Secretária da SMDET, Magda Flores e os alunos do campus Bagé, bolsistas do projeto, Giuliano Taschetto e Matheus Cardoso.

Última atualização (Qui, 05 de Julho de 2012 16:40)