Você está aqui: Página inicial > Superior > Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas > Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Escrito por Campus Bagé | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h06 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 15h56 | Acessos: 1120

O objetivo geral do curso é possibilitar ao estudante uma formação na área de tecnologia de sistemas de informação, proporcionando condições para atuação no levantamento de requisitos, análise, projeto, desenvolvimento, testes e implantação de software, com base em tecnologias consolidadas e emergentes. Com isso, visando atender demandas do mundo do trabalho. Aliada a formação tecnológica está uma formação humanística, despertando no estudante a capacidade reflexiva e criticidade em sua atuação na sociedade.

Forma de ingresso

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio ou equivalente. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, que tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Regime de ingresso: semestral

Número de vagas: 30 vagas semestrais

Turno de oferta: noite

Duração: 3 anos (6 semestres)

Perfil profissional

O egresso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá uma formação pautada na construção de saberes na área tecnológica que permitam a elaboração de artefatos e produtos de software que atendam as necessidades de mercado, com criatividade, senso crítico e responsabilidade.

Para isso, a formação requer conhecimentos que permitam o emprego do raciocínio lógico e competência, apoiados por tecnologias e metodologias para gestão de processos de desenvolvimento de aplicações. A preocupação com a qualidade dos processos e produtos gerados deve ser constante, o que implica uma formação abrangente em aspectos envolvidos na Engenharia de Software. Além disso, terá uma formação humana que permita ser um cidadão responsável, crítico e atento às necessidades da sociedade em que vive.

Campo de atuação

No campo de atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas destacam-se as seguintes atividades:

Análise e desenvolvimento de sistemas de informação.

Administração de ambientes de sistemas informatizados.

Pesquisa e desenvolvimento de novos padrões para a concepção de software.

Pesquisa de novas tecnologias e combinação de tecnologias emergentes e consolidadas para construções de aplicações de software.

O campo de atuação do profissional será em empresas do setor público ou privado, atendendo demandas quanto a especificação e desenvolvimento de sistemas de informação. Além disso, o profissional pode atuar como empreendedor, abrindo seu próprio negócio, ou prestando consultoria de forma autônoma.