Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Ciência sem Fronteiras > Proficiência
Início do conteúdo da página

Proficiência

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 12h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2015, 12h05 | Acessos: 272

Para poder participar do programa o aluno deve apresentar proficiência na Língua do país de destino, para comprovar essa competência o aluno passará por um teste de proficiência. Abaixo veja algumas informações importantes sobre os testes:

  • Candidatos que atingirem nível mínimo de exigência de proficiência não precisam de curso língua estrangeira para ingressar na universidade;
  • Os candidatos que não obtiverem o nível mínimo de proficiência poderão ser beneficiados, a critério do Programa, com curso intensivo de idioma no Brasil e/ou no exterior, incluindo estadia, taxas e material didático, imediatamente antes do início das atividades acadêmicas;
  • British Council, DAAD e Alianças Francesas estão negociando a realização de cursos intensivos no Brasil (online ou presencial) para os candidatos com nota de proficiência abaixo do mínimo.

 

Parceiros

Cada país participante do CsF tem uma agência que apoia o Programa

 

EUA

 

Alemanha

 

França

 

Canadá

 

Reino Unido

 

Austrália

  • G8 (Group of Eight Australian Universities) : University of Queensland, University of Adelaide, University of Melbourne, Australian National University, University of New South Wales, University of Sydney, University of Western Australia and Monash University

 

Bélgica

 

Coréia do Sul

 

Espanha

 

Holanda

 

Portugal

 

Testes de proficiência

Abaixo você encontrará os principais testes de proficiência as agencias aplicadoras, valores, e como são compostos os testes.

 

Francês:

Aliança Francesa

Valor aproximado: 170 reais

Teste composto de quatro partes:

Expressão oral- 30% do valor da prova

Expressão escrita- 15% do valor da prova

Compreensão oral- 30 % do valor da prova

Compreensão escrita- 25% do valor da prova

 

Inglês

Toefl

Valor aproximado: 140 dólares

Teste composto em quatro partes:

Compreensão oral, gramática, compreensão de texto e redação.

Não há prova oral ou entrevista.

Ielts-  www.takeielts.org

Valor aproximado: 440 reais

O IELTS avalia uma série de habilidades necessárias a estudantes e profissionais ao realizar atividades em inglês. Todos os candidatos realizam as mesmas tarefas em Listening (Interpretação Oral) e Speaking (Conversação). Já as modalidades Reading (Interpretação de Texto) e Writing (Redação) serão diferenciadas para de acordo com a versão escolhida (Academic ou General Training)

 

Alemão

Ondaf

O teste é composto de oito textos, cada um com 20 lacunas para serem preenchidas.

Assim, o teste avalia o conhecimento de vocabulário, de ortografia, de gramática. (terminações, flexão, concordância) e, de certa forma, também de sintaxe.  As lacunas deverão ser preenchidas com a metade da palavra que está faltando.  O número de letras faltantes é igual ao número da primeira metade, ou + 1 ou – 1 caso a palavra tenha um número ímpar de letras. Duas palavras inseridas em uma lacuna serão consideradas como erro.

 

Italiano

Instituto Italiano de Cultura

O teste avalia o grau de conhecimento da língua italiana dentro dos primeiros quatro níveis do Quadro Europeu Comum de Referência  para as línguas estrangeiras: A1 (básico 1), A2 (básico 2), B1 (intermediário 1) e B2 (intermediário 2). Consiste de 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os níveis de conhecimento, e de uma redação com até 180 palavras.

 

Espanhol

DELE

Os Exames Dele estão distribuídos em 5 partes que correspondem a 5 provas, cada uma correspondendo a um diferente exercício.

Para obter um Diploma de Espanhol DELE, em cada nível, é necessário ter a qualificação "APTO" em todas as provas de um nível na mesma convocatória do Exame.

registrado em:
Fim do conteúdo da página