Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Câmpus Bagé é premiado na XI MOCITEC

Imagem

Nos dias 25 e 26 de agosto, ocorreu a XI Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul no Câmpus Charqueadas. A MOCITEC tem como objetivo apresentar, avaliar e premiar projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, divulgando os trabalhos realizados por alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

O Câmpus Bagé foi premiado em duas categorias, Nível Superior - Ciências Humanas e suas tecnologias / Linguagens, códigos e suas tecnologias e Nível Superior - Matemática e suas tecnologias / ciências da Natureza e suas tecnologias.

Leia mais

 

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 01/2017

MEDIDA EXCEPCIONAL

1) Considerando as severas restrições orçamentárias enfrentadas pela Instituição, fica decidido que:

Estão suspensas todas as despesas com viagens, passagens e/ou diárias para cursos de capacitação, seminários, simpósios, fóruns e outros eventos do gênero, assim como visitas técnicas.

Observação: Serão avaliados, separadamente, os eventos por convocação, priorizando a representatividade em órgãos deliberativos como Conselhos Superior, Colégio de Dirigentes, câmaras de Assistência Estudantil e de Ensino;

2) Havendo nova liberação orçamentária esta regra poderá ser revogada;

3) Seguem orientações de práticas a serem seguidas no câmpus Bagé, a fim de contribuirmos para a economicidade;

- Apagar as luzes nos corredores e espaços não utilizados, incluindo o período diurno;;

- Desligar as luzes ao sair da sala para intervalos ou atividades fora da mesma;

- Não ligar o aparelho de ar-condicionado nas salas;

- Ao final do expediente desligar as luzas e todos equipamentos da sala que está ocupando;

- Ao usar as torneiras verificar se as mesmas não ficaram escorrendo água;

- Evitar o desperdício de cópias;

- Evitar impressões coloridas;

- Revisar em todos os contratos vigentes, a fim de se obter redução no custeio;

-Uso do telefone institucional apenas para assuntos relacionados à Instituição priorizando a objetividade e breviedade  nas ligações, sempre que possível utilizar contato via e-mail institucional.

 

Bagé, 25 de agosto de 2017

 

GIULIA D'AVILA VIEIRA

Diretora-Geral - IFSul Câmpus Bagé

 

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO CÂMPUS

Atualmente, possuímos 41 instituições da Rede Federal, totalizando 644 campi implantados em todo o Brasil, quase um milhão de matriculas e mais de 70 mil servidores (entre docentes e técnico-administrativos em educação).

A Rede Federal proporciona oportunidade às pessoas que dependem do acesso à educação pública, gratuita e qualidade, oferecendo possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e fomento à pesquisa e extensão, que muito contribuem nos arranjos produtivos das regiões em que as suas instituições de ensino estão instaladas. Além disso, a interiorização simboliza a conquista da cidadania, o resgate e ascensão social e, consequentemente, a redução das desigualdades socioeconômicas, visto que promove a qualificação profissional de grupos sociais historicamente excluídos da escola, incentivando a democratização.

Neste contexto, consideramos fundamental esclarecer que estamos sendo atingidos por severos cortes orçamentários, que ocasionam dificuldades em cobrir despesas de manutenção (serviços básicos de funcionamento) e impossibilitam a realização de qualquer investimento. Além disso, a consequência mais agravante frente a este cenário é a precarização das atividades de ensino, pois está sendo necessário cortas saídas técnicas, bolsas de monitoria, bolsas de iniciação científica (pesquisa e extensão), entre outras demandas básicas e esse essenciais à qualidade do ensino. Vivenciamos também um drástico corte nas politicas de assistência estudantil, o que prejudica a permanência e exito de estudantes beneficiados por esta politica de inclusão. Os cortes orçamentários inviabilizam ainda a capacitação dos servidores em educação, bem como limitam a ampliação de vagas, impedindo que a instituição atenda de forma mais efetiva as necessidades da região em que está instalada.

A situação orçamentária do câmpus bagé é preocupante, em razão de que, com o orçamento previsto para o ano de 2017, teremos condições de atender as demandas de manutenção somente até o final do mês de setembro do mês do corrente ano. Com isso, as atividades de ensino estarão ainda mais afetadas após este período,pois necessitaremos prever práticas de sobrevivência diante da ausência de recursos.

Sendo assim, pedimos a compreensão e colaboração da comunidade acadêmica do IFSul - Câmpus Bagé diante da situação de cortes que se mostra tão drástica e prejudicial à Educação e ressaltamos que estaremos sempre em busca de investimentos que garantam acesso e permanência ao ensino público, gratuito e de qualidade para todos!

 

Equipe de gestão do IFSul Câmpus Bagé

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
Assistência Estudantil
Vestibular