Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Superior > Engenharia Agronômica
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Engenharia Agronômica

Escrito por Campus Bagé | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h03 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h03 | Acessos: 7942

O Curso Superior de Engenharia Agronômica visa formar o profissional Engenheiro Agrônomo capaz de atuar em todas as etapas do processo produtivo, com visão integrativa e sistêmica dos processos, podendo atuar desde a produção a campo, bem como, nas etapas de classificação, beneficiamento e conservação dos alimentos até a destinação final dos mesmos. Desta forma, este profissional é capaz de atender as demandas da região para o setor por ser abrangente no contexto das diferentes cadeias e/ou etapas produtivas que compõem ou podem vir a compor a matriz produtiva da região.

 

Forma de ingresso

 

Para ingressar no Curso Superior de Engenharia Agronômica, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, que tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

 

Regime de ingresso: anual

Número de vagas: 30 vagas anuais

Turno de oferta: diurno

Duração: 5 anos (10 semestres)

 

Perfil profissional

 

O perfil profissional do egresso do curso de Engenharia Agronômica contempla o domínio de todas as etapas das dos sistemas de produção agropecuários, bem como, das questões sociais, políticas e ambientais que envolvam a produção agropecuária e a propriedade rural. O egresso do Curso terá sólida formação científica e profissional geral no âmbito das ciências agrárias e/ou dos agroecossistemas relacionando conhecimentos básico e técnico aplicado (e/ou complementar) com visão integrativa das cadeias produtivas, visando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Além disso, terá formação social (humanística) que lhe permita a compreensão, análise e gerenciamento dos processos de transformação da agricultura, do rural e da sociedade global.

 

 

Campo de atuação

 

O egresso do curso, o Engenheiro, estará apto a atuar em todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal. O campo de atuação do engenheiro agrônomo engloba toda a produção agropecuária.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página