Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos se propõe a formação de tecnólogos capazes de planejar e implantação, execução e avaliação dos processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, dispondo de visão crítica nos aspectos histórico, sociológico, cultural e econômica para a inserção consciente e qualificada em sua área de formação tecnológica.
Forma de ingresso
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, que tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Regime de ingresso: anual
Número de vagas: 30 vagas anuais
Turno de oferta: noturno
Duração: 3,5 anos (7 semestres)
Perfil profissional
O perfil profissional do egresso do Curso contempla o planejamento, implantação, execução e avaliação dos processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. Gerencia os processos de produção e industrialização de alimentos. Supervisiona as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos. Realiza análise microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos. Coordena programas de conservação e controle de qualidade de alimentos. Gerencia a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de alimentos. Desenvolve, implanta e executa processos de otimização na produção e industrialização de alimentos. Desenvolve novos produtos e pesquisa na área de alimentos. Elabora e executa projetos de viabilidade econômica e processamento de alimentos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Campo de atuação
O egresso do Curso estará apto a atuar em: Indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas; Indústria de insumos para processos e produtos; Laboratório de análises laboratoriais e controle de qualidade; Instituições e órgãos de pesquisa e ensino; Consultorias; Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias; Entrepostos de armazenamento e beneficiamento; Serviços de alimentação; Profissional autônomo; Empreendimento próprio.
Redes Sociais