Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Superior > Tecnologia em Alimentos
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Tecnologia em Alimentos

Escrito por Campus Bagé | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 15h59 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h01 | Acessos: 5277

O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos se propõe a formação de tecnólogos capazes de planejar e implantação, execução e avaliação dos processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, dispondo de visão crítica nos aspectos histórico, sociológico, cultural e econômica para a inserção consciente e qualificada em sua área de formação tecnológica.

 

Forma de ingresso

 

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, os candidatos deverão ter concluído o ensino médio. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU/MEC, que tem como base a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Regime de ingresso: anual

Número de vagas: 30 vagas anuais

Turno de oferta: noturno

Duração: 3,5 anos (7 semestres)

 

Perfil profissional

 

O perfil profissional do egresso do Curso contempla o planejamento, implantação, execução e avaliação dos processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. Gerencia os processos de produção e industrialização de alimentos. Supervisiona as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos. Realiza análise microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos. Coordena programas de conservação e controle de qualidade de alimentos. Gerencia a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de alimentos. Desenvolve, implanta e executa processos de otimização na produção e industrialização de alimentos. Desenvolve novos produtos e pesquisa na área de alimentos. Elabora e executa projetos de viabilidade econômica e processamento de alimentos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

 

Campo de atuação

 

O egresso do Curso estará apto a atuar em: Indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas; Indústria de insumos para processos e produtos; Laboratório de análises laboratoriais e controle de qualidade; Instituições e órgãos de pesquisa e ensino; Consultorias; Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias; Entrepostos de armazenamento e beneficiamento; Serviços de alimentação; Profissional autônomo; Empreendimento próprio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página