Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Campus Bagé
Início do conteúdo da página

O IFsul- Campus Bagé

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social

                                                                                                                                                                                                          

O Campus Bagé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, integra a fase II do plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, instituída pela lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Aspiração antiga da população de Bagé e região, o campus contou com muitas iniciativas locais para a sua implantação. As atividades acadêmicas   foram iniciadas em 04 de outubro de 2010, em sede provisória na Escola Municipal São Pedro. Nesta data foram recebidos os primeiros sessenta estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática, significando o desafio de ofertar educação profissional capaz de suprir as demandas regionais e contribuir para a superação dos problemas estruturais da região. A fim de suprir as demandas da região, foram criados diversos cursos; em 2011 foi implantado o Curso Técnico em Informática para Internet, em 2012 o curso técnico subsequente em Agroindústria, em 2014 teve início o processo de verticalização do ensino no Câmpus, com a criação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em 2018, foram criados mais dois cursos superiores: Tecnólogo em Alimentos e Engenharia Agronômica.   

O campus Bagé, na sua vocação acadêmica busca consolidar-se como uma instituição de ensino pública e de qualidade em consonância com as aspirações regionais e aspira também a formação integral de seus estudantes e a participação destes como sujeitos críticos da realidade social. O foco de qualquer atividade desenvolvida pela Instituição é o aluno, com vistas na formação acadêmica e cidadã do estudante. A instituição busca, constantemente, fomentar a oferta de atividades que possibilitem atingir como metas: formação dos estudantes e servidores; integração das áreas de atuação com o dia a dia; o diálogo permanente com a comunidade interna e externa, promovendo um clima positivo de trabalho no Campus Bagé. 
O IFSul-Câmpus Bagé desenvolve diferentes projetos que contemplam o tripé ensino, pesquisa e extensão e que possibilitam aos estudantes acesso à qualificação profissional, inserção em um ambiente de desenvolvimento científico e atuação na comunidade externa. Além dos projetos desenvolvidos, existem muitas atividades realizadas ao longo dos semestres letivos, tais como: a tradicional atividade de recepção dos Alunos (Calourada) no início de cada semestre letivo, formações pedagógicas para os docentes, Seminários, palestras, oficinas para o público geral, Semanas Acadêmicas dos Cursos, Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul (Encif) e Gincana de aniversário do Câmpus. Dentro da Comunidade acadêmica busca-se firmar a importância da participação, também, em eventos fora do Instituto, a fim de inserir os estudantes no meio científico, possibilitar a divulgação dos projetos desenvolvidos dentro do Instituto e possibilitar a integração.
Esta unidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense vem atendendo uma média de 600 alunos por ano, orientando, formando e colocando no mundo do trabalho, jovens aptos a iniciarem uma carreira promissora, com competência, atitude e profissionalismo.
O campus Bagé tem área própria de 57 hectares, sendo 4.473,41m² construídos, em 5 blocos. A unidade tem uma área administrativa de 2.291,29 m2, 1.271,79m2 de salas de aula e laboratórios de informática, 910,33 m2 de laboratórios de aula prática, totalizando 2.182,12 m2 de área de ensino profissional. Possui também biblioteca, auditório, um miniauditório, uma estação de tratamento de efluentes e uma usina fotovoltaica.

 

Giulia D’Avila Vieira

Diretor-geral do Campus Bagé – IFSul

 

Alissandra Hampel

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Manoel Antônio Madruga da Silveira

Chefe do Departamento de Administração e de Planejamento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página