Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mostra de Cinema Democracia, Cultura e Sociedade chega aos estudantes do IFSul Câmpus Bagé

Uma imersão na cultura brasileira por meio do cinema político de Zeca Brito.

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 18h46
  • Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 18h53

O IFSul Câmpus Bagé tem a honra de receber a mostra "Democracia, Cultura e Sociedade: o cinema político de Zeca Brito", que acontecerá de 7 a 9 de março no Teatro Santo Antonio, localizado no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes uma experiência de imersão na produção audiovisual do diretor bajeense Zeca Brito, destacando a importância do evento para a formação integral dos jovens.

A mostra apresentará sete longas-metragens dirigidos por Zeca Brito, todos premiados e alguns inéditos na cidade. Os participantes terão a oportunidade de assistir e debater com o diretor filmes como “Legalidade” (2019), "Trinta Povos" (2020), “Hamlet” (2022), “Glauco do Brasil” (2015), “Grupo de Bagé” (2018), “Arte da Diplomacia” (2023) e “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2017). Os filmes abordam temas relevantes da cultura brasileira, promovendo uma reflexão profunda sobre a sociedade, política e arte cinematográfica.

As atividades contam com o apoio da Associação Pró-Santa Thereza e do IFSul Campus Bagé e serão realizadas com recursos do Edital 01/2023 - Apoio ao Audiovisual - da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Bagé e da Secretaria Municipal de Cultura.

Quando será o evento:

De 7 a 9 de março de 2024.

Onde será realizado o evento:

Teatro Santo Antonio - Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães) - Bagé (RS).

Programação:

07/03 (qui), 10h - "Glauco do Brasil" (2015)

07/03 (qui), 14h30min - "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2017)

08/03 (sex), 10h - "Grupo de Bagé" (2018)

08/03 (sex), 14h30min - "Trinta Povos" (2020)

08/03 (sex), 19h - "Arte da Diplomacia" (2023)

09/03 (sex), 16h - "Legalidade" (2019)

09/03 (sex), 19h - "Hamlet" (2022).

Filmes:

"Glauco do Brasil"

Livre | 2015 | Documentário | 1h30m

O filme mostra a vida e a obra do pintor gaúcho Glauco Rodrigues (1929-2004). Considerado por teóricos e artistas um dos maiores artistas plásticos do Brasil, a trajetória de Glauco é retratada por meio de uma série de entrevistas, imagens de arquivo e de depoimentos de críticos e amigos.

"A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro"

12 anos| 2017 | Documentário | 1h30m

Boêmio. Provocador. Sedutor. Revolucionário. Além de idealizador do "Pasquim", Tarso de Castro foi um dos maiores jornalistas do Brasil. Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária.

"Grupo de Bagé”

Livre | 2018 | Documentário | 1h15m

O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 1940, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

"Trinta Povos"

14 anos | 2020 | Documentário | 1h18m

"Trinta Povos" aborda o tema das missões jesuíticas na América Latina. Um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes. Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani.

"Arte da Diplomacia"

12 anos | 2023 | Documentário | 1h27m

Arte da Diplomacia é um documentário dirigido por Zeca Brito que investiga o envio pelo Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, de 168 pinturas doadas por 70 artistas do Modernismo para serem exibidas e leiloadas em grandes instituições de arte do Reino Unido. O longa procura encontrar novos significados para a arte moderna brasileira durante o período, descobrindo a história por trás da doação das artes.

"Legalidade"

14 anos | 2019 | Drama | 2h02m

Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.

"Hamlet"

12 anos | 2022 | Drama/Documentário | 1h27m

Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.