Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Curtas produzidos por estudantes do IFSul Câmpus Bagé são selecionados no Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Nove vídeos realizados por estudantes do IFSul Câmpus Bagé foram selecionados para a Mostra Regional do 9º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que acontecerá em Bagé de 15 a 19 de novembro deste ano.

Os vídeos foram produzidos no âmbito dos projetos de ensino ''Cinema, Educação e Direitos Humanos'' e ''Narradores de Bagé'', coordenados pelo Prof. de Sociologia, Lisandro Moura. O projeto ''Cinema, Educação e Direitos Humanos'' é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), que através do projeto ''Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos'', vem estimulando a produção audiovisual em várias escolas do Brasil.

A Diretora de Cinema Adriana Gonçalves Ferreira, do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, é a coordenadora e representante do Inventar com a Diferença na cidade de Bagé, e foi responsável por realizar as formações audiovisuais com os alunos do IFSul, juntamente com a Jornalista e realizadora de cinema Giuliana Bruni e com Lisandro Moura.

O projeto de ensino foi executado no formato de oficinas e tinha como finalidade pensar a temática dos direitos humanos a partir do aprendizado da linguagem cinematográfica e da prática da produção de vídeos.

Já o projeto Narradores de Bagé, que teve início em 2011 e cujo objetivo é mapear as visualidades das manifestações culturais tradicionais da região, já rendeu duas publicações impressas e três premiações em edições anteriores do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Neste ano, o projeto está concorrendo com o filme Ogum, que narra a procissão de São Jorge, também conhecida como Festa de Ogum, evento organizado pela Associação Espiritualista de Umbanda. O vídeo foi realizado com o apoio do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSul Câmpus Bagé (NEABI) e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEAPPAIS - UFPel).

Os filmes ''Quem é Você'' e ''Quando as cores desbotam'' foram produzidos no contexto do Festival de Curtas IFSul-Bagé, que acontece anualmente em função da Gincana de comemorações do aniversário do câmpus.

A programação completa com horários de exibição dos filmes da Mostra Regional do Festival pode ser consultada no link: https://goo.gl/of4mem.

 

Palestra reúne alunos da Agropecuária

No dia 09/11, das 13:30 às 15:00, ocorreu no miniauditório do IFSul Câmpus Bagé, palestra com o Eng. Agrícola Rober Casaril e o Eng. Agrônomo Wolny Xavier.

Com o tema ''Construções de cercas rurais: arame liso, arame farpado, cercas elétricas e cercas para ovinos'', contou com a participação de 56 alunos, das turmas do 4º, 6º e 8º semestres do curso de Agropecuária.

Além da palestra, ocorreu discussão e sorteio de brindes.

Imagem

 

VII Gincana de aniversário do Câmpus Bagé

De 25 a 28 de outubro, ocorreu a VII Gincana de aniversário do IFSul Câmpus Bagé.

O início das atividades foi marcado por um passeio ciclístico, no qual servidores, estudantes, familiares  e amigos pedalaram da Praça dos Esportes até o câmpus.

As competições se deram em equipes formadas pelas turmas dos dois cursos integrados, Agropecuária e Informática, em provas esportivas, artísticas, culturais, cognitivas, sociais, inclusivas, lúdicas, conhecimentos gerais, entre outras habilidades a serem exploradas.

 

Imagem

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
Assistência Estudantil
Vestibular