Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Acadêmica de Alimentos e Jornada Técnica da Agroindústria são algumas das atividades previstas para o mês de Novembro no Câmpus Bagé

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h47
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h47

Os Cursos Superior de Tecnologia em Alimentos e Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Bagé (IFSul Bagé) realizam, em conjunto, a 1.ª Semana Acadêmica de Alimentos e a 4.ª Jornada Técnica da Agroindústria.

O evento será realizado no Auditório do Câmpus Bagé, entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018, das 18h às 22h e, contará com extensa programação.

Palestras, minicursos, mesa-redonda, visitas técnicas e harmonização com produtos produzidos pelos estudantes dos cursos farão parte da programação.

O público-alvo do evento são profissionais e estudantes nas áreas de engenharia de alimentos, engenharia química, inspeção veterinária, nutrição, segurança de alimentos, extensão rural, agroindústria, agronomia, agronegócio, gastronomia e tecnologia em alimentos.

A programação do evento está dividida da seguinte forma:

Segunda-feira (05/11):

- Credenciamento: 18h

- Abertura Oficial: 19h

- Palestras: 19h15min

Élen Nalério (Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul – Bagé) – Tema: “Por que devemos continuar produzindo e consumindo carnes?”.

Eduarda Edler Brzezinski (Engenheira química e Supervisora da Qualidade – Marfrig Global Foods Bagé) – Tema: “Mercados Específicos e Procedimentos de Recall: As particularidades do mercado muçulmano e europeu na indústria da carne bovina”.

Patrícia da Rosa Machado (Veterinária e Coordenadora da Qualidade - Marfrig Global Foods Bagé ) – Tema: “Papel da qualidade na indústria de alimentos”.

Terça-feira (06/11):

- Credenciamento: 18h30min

- Palestra: 19h

Guilherme Cassão Marques Bragança (Professor da URCAMP) – Tema: “O reaproveitamento de subprodutos da agroindústria como forma de desenvolvimento econômico e de saúde regional: uma tendência na pós-colheita”.

- Mesa Redonda: 20h30min

Cármen Cáceres – Extensionista da EMATER

Eliziane Outeiro – Agroindústria de produtos de origem vegetal - panificados e doces

Janete Raddatz – Agroindústria de produtos de origem animal - derivados de leite

Marcus Leitzke – Médico veterinário SIM de Hulha Negra

Luiz Fernando Heylmann – Secretário da Agricultura de Hulha Negra

Hector Bastide – Secretário do Meio Ambiente e Planejamento de Hulha Negra

Quarta-feira (07/11):

- Oficinas: 18h

Eliana Eunice de Souza Lopes – Tema: “Oficina de Panificação”. Capacidade: 15 pessoas. Local: Laboratório de Panificação – Bloco Agroindústria

Valeska Goularte (Professora Mestre do IFSul Pelotas) – Minicurso Teórico: “Segurança de alimentos”. Capacidade: 15 pessoas. Local: Miniauditório (sala 114) – Bloco Administrativo

- Palestras: 19h

Luciane da Silva Gomes ( Professora da IDEAU) – Tema: “Diversificação: uma análise sobre a olivicultura como alternativa”.

Andressa Carolina Jacques (Professora da UNIPAMPA) - Tema: “Rotulagem Nutricional Obrigatória”.

Quinta-feira (08/11):

- Visita técnica às agroindústrias de Hulha Negra: 08h às 18h.

- Minicursos: 18h

Gustavo Pereira Chaves (Técnico em Agroindústria e Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos) – Tema: “Processo de fabricação de cerveja artesanal”. Capacidade: 20 pessoas. Local: Laboratório de Panificação – Bloco Agroindústria

Carla Kreutz (Bacharel em Química Industrial de Alimentos e Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPEL)) – Tema: “Verificação de Boas Práticas de Fabricação – Minicurso Teórico-Prático”. Capacidade: 15 pessoas. Local: Miniauditório

Sexta-feira (09/11):

- Palestra: 19h

Manuel Gonçalves da Costa (Sommelier) - Tema: “Processo Cervejeiro”

Harmonização – capacidade: 30 participantes. Local: Miniauditório

Alguns LEMBRETES importantes aos participantes:

* As inscrições para o evento podem ser realizadas no local, durante o credenciamento, ou através do link:

* As inscrições para as palestras, minicursos, oficinas, visita técnica e harmonização devem ser realizadas no dia 05/11/2018 (segunda-feira) durante o CREDENCIAMENTO.

* Cada participante poderá realizar a inscrição para UM MINICURSO APENAS.

* Vagas são limitadas.

* Os locais dos minicursos serão divulgados durante o evento.

* TODAS as PALESTRAS serão realizadas no Auditório.

* Podem participar da HARMONIZAÇÃO, MAIORES DE 18 ANOS e com a apresentação da Carteira de Identidade.

* Para receber certificação, o participante deve ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de presença nos dias de realização do evento.