Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 2ª Edição do Curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos foi realizada pelo IFSul Câmpus Bagé
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2ª Edição do Curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos foi realizada pelo IFSul Câmpus Bagé

  • Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h00
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h03

Visando a adequação e melhoria das condições higiênico-sanitárias envolvendo os alimentos, o IFSul Câmpus Bagé possui como projeto de extensão o curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação voltado para serviços de alimentação (como cantinas, bufês, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, unidades de alimentação e nutrição dos serviços de saúde, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes) e para estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos (como agroindústrias de alimentos) da região.

O curso é coordenado pela Professora Doutora Stela Maris Meister Meira, a qual ministra as atividades teóricas e práticas juntamente aos demais professores do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos Roger Junges da Costa, Gabriel Bruno, Leandra Zafalon Jaekel e Sarah Lemos Cogo, com a Tecnóloga em Agroindústria Márcia Adriana Gomes da Silveira e as alunas voluntárias Mariana Soares e Caroline Albano.

Entre os dias 24 a 27 de setembro de 2019 ocorreu a 2ª Edição do Curso envolvendo merendeiras escolares, proprietários e funcionários de lancherias, mercados e padarias de Hulha Negra. Esta atividade de extensão teve como parceiros a EMATER e a Prefeitura Municipal de Hulha Negra.

O curso apresenta a carga horária de 16 horas e possui como conteúdo programático os seguintes tópicos:

1) Microbiologia de Alimentos: conceitos e definições, contaminantes alimentares, perigos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, atividade prática de visualização de micro-organismos patogênicos, deteriorantes e úteis em microscópio óptico.

2) Higiene e saúde de manipuladores, aplicando técnica de swab e dinâmica de higienização de mãos.

3) Higienização de equipamentos, móveis e utensílios: etapas do processo de higienização, métodos de limpeza e sanitização, tipos de detergentes, características de sanitizantes, atividade prática de preparo de sanitizantes.

4) Tratamento e qualidade da água 

5) Aspectos legislativos referentes às Boas Práticas (BP)

5.1) RDC nº 52 de 29/9/2014 - BP em Serviços de Alimentação

5.2) RDC nº 216 de 15/09/2004 - BP em Serviços de Alimentação

5.3) RDC nº 275 de 2002 - BPF/POP em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos

6) Controle integrado de vetores e pragas

7) Edificações e equipamentos

8) Manejo de resíduos

9) Visita técnica a um serviço de alimentação e/ou a uma agroindústria 

As próximas edições do curso serão definidas posteriormente, visando abranger não apenas serviços de alimentação e estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos da região, como também a comunidade em geral em busca de qualificação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página