Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Informativo à Comunidade Acadêmica do Câmpus Bagé

Informativo à Comunidade Acadêmica do Câmpus Bagé

Após a aprovação das “Diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais no IFSul adotadas em razão da Pandemia (Covid-19)”, pelo Conselho Superior do IFSul, em 20/08/2020, o Campus Bagé começou, imediatamente, o planejamento para a retomada das atividades letivas de 2020.

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h23
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 17h58

Visando atender às exigências das Diretrizes para a retomada das atividades de ensino, através das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), após reuniões de gestão e do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEX), foi aprovado um calendário acadêmico provisório, com o objetivo de embasar o planejamento das APNP, assim como foi escolhido o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom, que subsidiará as atividades assíncronas (que são aquelas atividades que serão realizadas pelos estudantes no AVA a partir das orientações dos professores).

A gestão do Campus reuniu, também, os alunos dos cursos superiores e alunos e responsáveis de alunos dos cursos integrados para informar sobre a conclusão das Diretrizes para as APNP, bem como sobre os passos do planejamento do Campus para a retomada das atividades de ensino.

Na sequência, o Campus procedeu a construção do Plano de Contingência e começou a construção dos Planos de Atividades (PATs), junto aos colegiados dos cinco cursos, contando com a participação das representações estudantis, os quais, conforme determinam as Diretrizes, devem conter: os planos de ensino adaptados; o cronograma de oferta dos componentes curriculares, prevendo os momentos síncronos (que são aquelas atividades em que alunos e professores interagem em tempo real, por exemplo, através do Google Meet); o horário de atendimento remoto às/aos estudantes; a carga horária total semanal; carga horária dos componentes curriculares; AVA e ferramentas digitais; cronologia e relação entre componentes curriculares e/ou atividades; atividades interdisciplinares e especificidades dos estudantes da turma.

Paralelamente a estes encaminhamentos, após amplas discussões com a comunidade acadêmica, foi lançada a Política Emergencial de Inclusão Digital do IFSul (Portaria 1483/2020) e o Edital da Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEN 51/2020) através dos quais serão fornecidos Chips de 20GB, por meio do Programa Alunos Conectados do Governo Federal, bem como bolsas para a aquisição de equipamentos para que os discentes em vulnerabilidade social possam acompanhar as APNP. Lembrando que o resultado final da primeira fase deste edital será publicado em 30/09/2020. O Campus Bagé lançará, também, edital específico para empréstimo de equipamentos, complementar ao edital Proen 51/2020, a partir de 28/09/2020.

Atualmente, enquanto a inclusão digital é viabilizada, o Campus prepara as APNP no AVA, programa o período de ambientação e finaliza os PATs que serão submetidos à aprovação da PROEN. Tão logo estes procedimentos sejam concluídos, a versão final do calendário será aprovada pelo DEPEX. Todos estes documentos serão amplamente divulgados junto à comunidade acadêmica do Campus Bagé do IFSul, assim como a data de início das APNP.

Por fim, é importante salientar que foi prorrogado o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFSul até 31/12/2020, através da Instrução de Serviço Nº 016/2020 de 22 de setembro de 2020.

Gestão do Campus Bagé do IFSul

Bagé, 21 de Setembro de 2020.