Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Projeto Piano Forte abre a VII Gincana de Aniversário do IFSul

Na tarde da última quarta-feira, 25, o Projeto Piano Forte, junto com os alunos do estúdio da Professora Cheisa Goulart, foi o responsável pela abertura da VII Gincana de Aniversário do Câmpus Bagé.

Piano Forte, iniciado em maio deste ano, é um projeto socioeducativo e cultural que tem o intuito de dar acesso ao maior número de crianças e adolescentes de baixa renda, que estejam matriculados regularmente em escolas da rede pública. Até o momento, três discentes do IFSul fazem parte do projeto.

Através do estudo do piano e das infinitas possibilidades sonoras que este oferece, o projeto estimula as crianças a apreciarem diversos estilos musicais e se tornarem bons musicistas. Ali, a criatividade faz parte de boa parte do processo de aprendizado. Com o objetivo de atender o maior número de crianças possíveis, são oferecidas aulas de piano em grupo que são financiadas pela comunidade através de apadrinhamentos e doações.

Para a Psicóloga do IFSul Bagé, Eugênia de Oliveira, que também é voluntária do projeto, ele é fundamental para a vida social dos alunos. ''O Projeto Piano Forte, através do ensino e da aprendizagem de habilidades musicais e, consequentemente, dos benefícios neurológicos e cognitivos advindos dessa experiência, promove um apoio social muito importante para crianças e adolescentes e um aumento da resiliência frente aos fatores de risco psicossociais a que estão expostos, por meio de um espaço de convivência saudável e do reforço de habilidades e de capacidades sociais e emocionais fundamentais para um pleno desenvolvimento'', avalia ela.

Imagem

 

Câmpus Bagé realiza atividade de encerramento da campanha Outubro Rosa

No dia 26 de outubro, o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) do Câmpus Bagé realizaou uma atividade de encerramento da Campanha Outubro Rosa, a qual o câmpus aderiu e distribuiu folhetos informativos a respeito da prevenção ao câncer de mama nos três turnos de funcionamento.

O evento consistiu em uma palestra, ofertada no turno da noite pela Enfermeira Milena Moreira Ferreira, Coordenadora do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS), vinculado à Secretaria de Saúde do município de Bagé, e professora no curso de Enfermagem da Universidade da Região da Campanha (URCAMP). A palestra abordou o tema Saúde da Mulher, explanando assuntos como prevenção ao câncer de mama e ao de colo uterino, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e divulgação dos serviços oferecidos pelo SAIS.

Após a palestra, com o objetivo de proporcionar um momento de embelezamento, foi sorteada uma aluna da plateia para receber o serviço de design de sobrancelhas, pelo maquiador Alisson de Souza, do salão de beleza Lukas Hair. A contemplada foi a estudante Andressa Alves Cassão, do curso técnico subsequente em Agroindústria.

ImagemImagem

 

IFSul Câmpus Bagé aplicará as provas da Olímpiada do Ensino Médio

Exame ocorrerá no dia 31/10, em dois horários: às 8h e às 13h30min.

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realiza na terça-feira (31) a Olimpíada do Ensino Médio.

 

O IFSul Câmpus Bagé está entre os participantes do evento, que contempla ainda escolas federais, colégios de aplicação e colégios militares de todos os estados brasileiros.

 

Com três horas de duração, a prova está marcada para as 8h, no turno da manhã, e para as 13h30min, no da tarde. O resultado servirá de amostragem para uma pesquisa cujo objetivo é coletar informações para subsidiar os aprimoramentos da Base Nacional Comum Curricular.


O aluno com melhor desempenho em cada estado será premiado com uma viagem cultural, que prevê visita a duas cidades históricas de Minas Gerais e visita à Universidade Federal de Juiz de Fora, onde poderão conhecer os cursos oferecidos por essa instituição.

Alunos do câmpus Bagé interessados em participar devem entrar em contato com o Departamento de Ensino do Câmpus até as 17h de 2a feira (30/10).

 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
Assistência Estudantil
Vestibular